2015

surge a Associação Portuguesa de Corridas de Obstáculos, APOCR que expandiu a modalidade

2018

a nova direção da APOCR alinhou a atividade nacional com a estratégia mundial da modalidade

2020

a Associação Portuguesa de Corridas de Obstáculos passou a Federação Portuguesa de Corridas de Obstáculos

A criação de diversos clubes e o surgimento de empenhados promotores na realização de eventos desportivos, potenciaram o crescimento da modalidadee o aumento do número de atletas nos diversos escalões etários a nível nacional. Este crescimento, sustentado e alinhado com a estratégia europeia e mundial, acarreta mais, muito mais, responsabilidades para todas a partes interessadas, Stakeholders, permitindo à FPOCR promover e organizar atividades físicas e desportivas com finalidades lúdicas, formativas ou sociais. 

A Federação, com o estatuto de APD, está autorizada pelo IPDJ a realizar, durante um determinado período de tempo, ações de formação complementar de treinadores, de curta duração, a técnicos que tenham exercido, ou que se encontrem a exercer, a função de “treinador de OCR”, de acordo com o referencial a validar pelo IPDJ.

A FORMAÇÃO

A estrutura da formação pretende dotar os futuros treinadores de competências para intervirem de forma multidisciplinar, não se limitando somente à parte técnica. Devem por isso frequentar e concluir com aproveitamento os cursos de formação complementar de treinadores que a FPOCR está a promover a nível nacional, para obterem o Título Profissional de Treinador de Desporto, TPTD, Grau I ou Grau II.

A estrutura da formação está dividida em três grupos: 
– didático geral, DG;
– didático específico, DE; e
– didático prático ou presencial, DP.

Para os grupos DG e DE a formação será lecionada via web, sendo utilizada uma plataforma digital para o efeito, por exemplo Teams, Zoom ou outra.

A formação do grupo DP realiza-se em espaço de ginásio e/ou em terreno com obstáculos. A participação é exclusiva a um dos graus de formação, cuja validação é feita pela FPOCR.

Para saber mais sobre os critérios de admissão consulte AQUI

Para qualquer dúvida ou esclarecimento, entra em contacto connosco através de formacao@fpocr.pt