Mensagem do Presidente

Época Desportiva FPOCR 2022

Os dois últimos anos foram anos agitados a nível Nacional e Internacional, com uma retoma da atividade desportiva em modo crescente, com os óbvios impactos decorrentes de uma paragem tão prolongada.

Obviamente que os efeitos da pandemia, continuarão a fazer-se sentir em 2022, mas a FPOCR procura preparar-se para os mesmos, de forma a minimizar o seu impacto na modalidade.

A Direção da FPOCR realizou várias reuniões com promotores, atletas e clubes filiados na Federação, com a finalidade de apresentar e levar ao seu conhecimento os nossos objetivos para 2022, concluindo-se, que todos manifestaram uma enorme vontade de iniciar a nova época desportiva em força, numa tentativa de em 2022 retomar o crescimento do OCR Nacional.

Num âmbito internacional, colaborámos com a Federação Europeia de OCR dentro do que nos foi pedido, 2022 fica marcado pelo retorno do OCR European Chapionships e a possibilidade de se iniciarem vários projetos de eventos a nível internacional.

Um dos momentos altos em 2021, a nível internacional foi a Fédération Internationale de Sports d’Obstacles (FISO), órgão regulador dos desportos com obstáculos e eventos relacionados, ter recebido oficialmente o status de Observador pelo Conselho GAISF. Com este reconhecimento o sonho Olímpico fica mais perto, o que dará com certeza um grande incremento e visibilidade à modalidade de OCR a nível nacional e internacional.

A nossa posição visa essencialmente, tanto a nível nacional como internacional, que 2022 seja um ano de crescimento da atividade de OCR, com o objetivo de continuar a transferir para os clubes e demais agentes desportivos da modalidade a responsabilidade pelo desenvolvimento e crescimento da modalidade, temos como objetivos principais para 2022 iniciar a formação de árbitros e treinadores, e ao mesmo tempo iniciar novos projetos de eventos desportivos, nomeadamente a Taça de Portugal por equipas e a Liga Ninja Portugal.

Vivemos o presente, pensando no futuro.

Saudações desportivas!

Carlos César Araújo

O Presidente da FPOCR – Federação Portuguesa de Corridas de Obstáculos – APD.