World Obstacle e Spartan anunciam acordo histórico

A World Obstacle e a Spartan anunciaram Memorando de entendimento para unificar e promover as corridas de obstáculos em todo o mundo.

Lausanne, Suíça (11 de Novembro de 2022): Spartan e World Obstacle, a Fédération Internationale de Sports d’Obstacles (FISO), assinaram um Memorando de Entendimento e estabeleceram um quadro de cooperação para desenvolver a modalidade desportiva das corridas de obstáculos em todo o mundo. A colaboração inclui o sancionamento e acolhimento de corridas de elite, cooperação em regras de competição, oficialização e treino, regras antidoping, e planeamento de transmissões para ajudar ao crescimento de eventos em benefício da comunidade mundial de corridas de obstáculos.

O Memorando de Entendimento (MOU) foi desenvolvido ao longo de um período de meses por ambas as partes, citando prioridades-chave e etapas para assegurar o crescimento e harmonização do Obstacle Sports. O acordo centra-se nas funções SafeSport, representação de género, diversidade atlética, esforços antidoping, eventos internacionais, relações entre federações nacionais, sanções, e iniciativas de marketing colaborativo para o crescimento da modalidade desportiva de obstáculos a todos os níveis.

O alinhamento da marca-desportiva proporcionará também uma melhoria do caminho para os atletas de elite, para a representação das selecções nacionais em campeonatos internacionais e Jogos Polidesportivos reconhecidos pelo Comité Olímpico Internacional.

“As corridas de obstáculos percorreram um longo caminho durante os mais de 10 anos em que temos vindo a promover a modalidade”, disse o fundador e CEO da Spartan, Joe De Sena. “Agora, o melhor para ajudar o desporto de obstáculos a crescer a todos os níveis, é trabalhar em conjunto com a Federação Internacional e com os seus membros em todo o mundo. Isto é
literalmente a evolução de um desporto diante dos nossos olhos”.

“Esta iniciativa tem estado em discussão desde 2014, quando Joe [De Sena] propôs pela primeira vez levar o desporto aos Jogos Olímpicos” disse o Presidente da World Obstacle, Ian Adamson. “A colaboração faz avançar os nossos objectivos de proporcionar o desporto para todos e cumprir a intenção da Agenda 2020+5 do Comité Olímpico Internacional
e do movimento olímpico”.

A Spartan e a World Obstacle estão empenhadas em estabelecer o mais alto nível de ética e transparência através de uma melhor governação, eventos de classe mundial, e representação para todos os atletas. O Memorando de Entendimento delineia directrizes para promover uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade social em eventos e na comunidade do OCR. O maior objectivo é contribuir para o bem da humanidade, inspirando 100 milhões de pessoas a ficarem em forma e saudáveis através da participação em provas de obstáculos.
Isto deve ser alcançado sem discriminação ou preconceitos de qualquer tipo, e com uma visão para facilitar a compreensão mútua, colaboração, amizade, e justiça entre os atletas e todas as partes de interesse.

“A World Obstacle está entusiasmado por colaborar com o Spartan”, disse Adamson. “Acreditamos que somos mais fortes juntos, e no espírito das corrida de obstáculos, trabalhar com a Spartan demonstra o nosso empenho em elevar o desporto para o benefício dos atletas de todo o mundo”.

Mais informações sobre a World Obstacle/FISO em https://www.worldobstacle.org/